Projeto pedagógico 2022

14/Mar

O pequeno Enzo Ferreira, de 10 anos, estava ansioso para o retorno das aulas presenciais no Instituto de Educação Maria Salomé. Logo no retorno, uma das primeiras atividades foi a criação e montagem de uma árvore numa parede de um dos pátios. “E todo mundo participou, achei bem legal a ideia de montar a árvore”, disse o aluno do 5º ano. Explicando o significado da atividade, ele demonstra sua preocupação com o planeta: “a gente tem que cuidar melhor do mundo, porque as florestas estão sendo mais devastadas. O mundo tem que ser mais sustentável”.

Apesar das atividades pedagógicas ainda estarem no início, Enzo já entendeu a temática que será trabalhada pela instituição ao longo de 2022, após quase dois anos de aulas remotas ou híbridas por causa da pandemia. “Mundo sustentável: penso, faço, transformo, logo existo” é o título do projeto elaborado pela equipe do Instituto de Educação Maria Salomé (IEMAS) que já está sendo executado pelos professores e monitores do instituto.

“Nossa proposta é que a gente volte a uma vivência prática, aliada sim às tecnologias, aos recursos que nos permitam, por exemplo, fazer uma visita virtual a um importante museu fora do país. Então, vamos utilizar dessa cultura maker, do faça você mesmo, e sempre com a temática da sustentabilidade para trabalhar todos os conteúdos”, explica a diretora Ana Lúcia Santos.

De acordo com a psicóloga Veruska Borba, do setor psicopedagógico, o tema é único para todas as turmas e cada segmento da instituição vai trabalhar um subtema. “Desde as crianças com dois aninhos, temos os temas próprios pra elas. E a gente vai avançando até chegar no ensino fundamental com projetos mais específicos”, afirma. Energia renovável, reciclagem, acessibilidade, uso da água, urbanismo ecológico e a atuação do indivíduo no planeta são algumas das abordagens que serão realizadas. 

O novo normal e nova configuração mundial, que atingem também a educação, despertaram na equipe pedagógica do IEMAS o desejo de trabalhar, em 2022, um tema que motivasse as crianças a ter uma atitude ainda mais participativa e consciente em relação ao meio ambiente e uma visão mais crítica e reflexiva da postura do homem nesta relação. 

O título do projeto utiliza a célebre frase do filosofo francês René Descartes (“penso, logo existo”), incluindo os verbos fazer e transformar, que são muito presentes no sistema Montessori (metodologia aplicada no IEMAS) e também na cultura maker que é a forma de trabalho do projeto de 2022. “A cultura maker, no ambiente escolar, faz da escola um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento”, destaca.

Ao final do ano letivo, a Maria Salomé irá montar uma programação para apresentação dos resultados. “É uma forma de retorno para os alunos, como para a própria família, que acaba se envolvendo também”, acrescenta Veruska. “É um projeto rico em conceitos, cores e imagens. Nossas crianças irão colocar a ‘mão na massa’ e na consciência”.

 

 


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