Instituto de Educação Maria Salomé

A Escola cheia de Vida

A Maria Salomé surgiu do sonho de uma família que sempre quis trabalhar com a educação. Foi uma das primeiras escolas da região a aderir o Método Montessori e há mais de 37 anos vem se dedicando a um ensino de excelência, explorando cada vez mais as riquezas dessa metodologia.

Todos os anos, a Escola Maria Salomé desenvolve um novo projeto pedagógico a ser trabalhado durante os dias letivos, sempre com temas significativos que buscam focar no desenvolvimento social e intelectual das crianças, despertando nelas capacidades criativa e linguística. Em 2017, temos como tema "O Sítio do Picapau Amarelo na Escola". Essa obra, do escritor brasileiro Monteiro Lobato, atravessou gerações e é uma das mais amadas na literatura infanto-juvenil. Quem conhece as histórias do sítio não precisa de brinquedos caros para se divertir e criar. Por conta dessa diversidade, desse mergulho na literatura e cultura brasileiras, é que elegemos as criações de Monteiro Lobato como base para nosso projeto pedagógico deste ano. Através dele, buscaremos favorecer nas crianças o gosto pela leitura e pela pesquisa científica, em meio a riqueza contida nas obras de Lobato.

O Montessori é uma metodologia educacional desenvolvida pela educadora e doutora italiana Maria Montessori, no início do século XX. Esse método é caracterizado pela ênfase na independência, liberdade e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades da criança.
As Escolas Montessorianas saem na frente quanto ao desempenho intelectual de seus alunos, graças a uma série de benefícios reconhecidos mundialmente, que vão desde a criatividade e apreço pela leitura, à sensibilidade e respeito com o próximo e à melhor percepção do mundo à sua volta.
De acordo com a especialista no método, Talita de Almeida*, “todas as escolas têm a finalidade de preparar as crianças para a vida, mas a grande diferença do Montessori é que ele personaliza cada ser de uma maneira diferente. A Escola Montessoriana tem uma visão planetária, por isso, seus alunos são muito empreendedores, curiosos e estão sempre em busca do diferencial”. O principal objetivo do Montessori é formar, através do conhecimento, um cidadão íntegro, com autonomia e que consiga tomar conta de si mesmo desde pequeno.
A Maria Salomé implantou a Metodologia Montessoriana em sua forma de ensino há 20 anos, quando nossa Diretora, Tia Lú, e nossa Supervisora, Marli Rabelo**, foram a um encontro em Salvador e voltaram apaixonadas pelo método. Desde então, a Escola buscou se especializar e aderiu por completo ao Método Montessori. Constantemente, a Maria Salomé recebe a visita da especialista Talita de Almeida, que monitora e supervisiona a aplicação do método na Escola, além disso, em busca de aprimoramento, toda a equipe pedagógica participa de encontros e congressos nacionais, realizados pela Organização Montessori do Brasil (OMB).

*Talita de Almeida – Maior especialista em Educação Montessori do Brasil; Presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana; Membro da Associação Brasileira de Educação (ABE); Membro Fundador da Organização Montessori do Brasil (OMB); Conferencista Internacional.

**Marli Rabelo - Especialista no Método Montessori; Vice-presidente da AMB (Associação Montessoriana da Bahia); Membro Fundador da Organização Montessori da Bahia (OMB); Mestrado em Educação Especial.

0

Anos de Ensino

0

Colaboradores

0

Turmas de Ensino

0

Projetos Anuais

Sala de Aula

Escola Maria Salomé

Sala de Aula

Escola Maria Salomé

Sala de Aula

Escola Maria Salomé

Sala de Aula

Escola Maria Salomé

Sala de Aula

Escola Maria Salomé

Sala de Aula

Escola Maria Salomé

Sala de Aula

Escola Maria Salomé

Entrada

Escola Maria Salomé

Entrada

Escola Maria Salomé

Entrada

Escola Maria Salomé

Parque Infantil

Escola Maria Salomé

Parque Infantil

Escola Maria Salomé

Parque Infantil

Escola Maria Salomé

Patio

Escola Maria Salomé

Quadra Poliesportiva

Escola Maria Salomé

Depoimentos


Falar dessa Escola é falar de amor! Nela, a nossa filha entendeu o verdadeiro sentido do aprender e tornou-se uma criança segura de si e preparada para as outras etapas da educação. É uma escola que prepara para a vida e respeita o tempo de cada aluno. Grayce Souza dos Santos Lopes Comerciária
Testimonial Avatar
O projeto #100anosdeMúsica para a gente que é pai é muito importante, porque resgata um pouco do nosso passado e transmite lembranças da nossa época aos nossos filhos: a música, a arte, os acontecimentos sociais, entre outros. Ricardo Mateus dos Santos Empresário
Testimonial Avatar