"Somos sempre aprendizes" é um dos diferenciais do IEMAS

30/Nov

Entre as profissões que mais precisam estar atualizadas, encontra-se a do professor. Ele precisa constantemente atualizar seus conhecimentos pedagógicos, bem como estudar todo o tempo com vistas a acompanhar a evolução da sociedade. Pensando nisso, os professores da Escola cheia de Vida estão em constante aprendizado, seja se atualizando com as novas teorias pedagógicas, revisitando o método Montessori ou se aprimorando em uma disciplina.

Com início em junho, os professores passaram pelo curso de Língua Portuguesa com a professora Fernanda Fabiane. A equipe IEMAS observou a posição do estudo da Língua Portuguesa no mundo atual, reciclou o conhecimento referente ao estudo da Gramática, refletiu criticamente e buscou novas propostas de intervenção que dinamizaram o processo de ensino-aprendizagem.

 Em julho, houve uma Vivência em Educação Sistêmica com o tema "O lugar de força do professor", ministrado pelo educador, coordenador e terapeuta do Instituto Alegria Leo Costa. Na ocasião, foi abordado o papel do professor no mundo atual. Com exercícios de percepção, reflexões, supervisões de casos, demonstrações e muitos questionamentos, o lugar do professor foi reforçado e abriram-se novos olhares e perspectivas para o trabalho com as crianças.

A equipe IEMAS, em setembro, passou por mais uma atualização. Dessa vez, foi trabalhada a questão do autismo. A docência e coordenação pedagógica da educação infantil participaram do evento "Alfabetização no autismo" com a Dra. Daisy Serra, que é mestre em educação especial pela UERJ, doutora em psicologia clínica pela PUC-RJ e psicopedagoga especializada em autismo.

Para a psicóloga Veruska Borba, “Estar com Daisy Serra é sempre uma oportunidade de troca significativa. Mais do que conhecimento, temos nossa alma tocada pela sensibilidade e generosidade de uma profissional que dedica sua vida ao outro. Aprendemos muito, adquirimos livros, interagimos entre nós e reafirmamos o nosso desejo de continuar fazendo uma educação diferenciada.”.

O Programa de Atualização Iemas “Somos sempre aprendizes” está sempre em movimento com o intuito de manter as equipes docente e pedagógica cada vez mais preparadas para os desafios que surgem no âmbito do ensino-aprendizagem. A professora Dayane Ferraz acrescenta: “Como professora sei como é importante estar sempre  me atualizando para poder ajudar ainda mais meus alunos, e trabalhar em uma escola que se propõe a me oferecer cursos para que isto aconteça é muito gratificante e enriquecedor. Nesses cursos eu, junto com minhas colegas, podemos aprender cada vez mais e também fazermos trocas sobre nossas experiências dentro de sala de aula”.


Compartilhe: