O Instituto de Educação Maria Salomé incentiva a arte

20/Mai

As expressões artísticas são estimuladas no Instituto de Educação Maria Salomé. Por meio dos projetos #Sarau na escola e Café com Poesia, toda a escola se movimenta em torno das diversas expressões artísticas, tais como dança, poesia, pintura, teatro, leitura e escrita.

 O Sarau é um evento onde as crianças da NIDO ao 1º ano têm oportunidade de apresentarem um número cultural e, em um encontro cheio de festividades, todas as apresentações são realizadas para os outros colegas e, também, para os pais. Assim, o IEMAS oportuniza às crianças um contato mais próximo com as variações da arte, além de aproximar a integração dos pais com filhos em um momento prazeroso.

 “O Projeto Sarau na Escola tem a finalidade de envolvermos nossas crianças com a cultura, principalmente a arte e a expressão artística. Com isso, na semana da mamãe, nossas crianças prepararam uma apresentação artística para apresentarem como forma de homenagearem suas mamães. Esse ano estamos realizando o Projeto com o tema “Volta ao mundo com a mamãe”, onde poderemos percorrer sobre os ritmos de vários Países.”, acrescentou a Coordenadora da Educação Infantil Denize Fazolin.

 Para as crianças do 4º ao 5º ano, o projeto Café com Poesia trabalha a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises e interpretações. Nesta oportunidade, as crianças expõem suas emoções através de textos poéticos de autores diversos, escolhidos por eles, e fazem uma apresentação pública deste poema se caracterizando, inclusive, de algo presente no texto.

 Márcia Ferraz é a professora responsável pelo desenvolvimento deste projeto. Ela estimula as crianças a vivenciarem as emoções de cada poesia apresentada. A coordenadora do Ensino Fundamental Alessandra Fagundes salienta: “Sabemos que a poesia é a voz da alma. Nós da Maria Salomé acreditamos realmente nisso. Quando a poesia entra na sala de aula, ela traz um mundo imaginário para as crianças, estimula a sensibilidade, trabalha as emoções e valoriza o sentimento infantil”.

 

Em ambos os projetos, as crianças mostram a importância da arte para o desenvolvimento de diferentes habilidades e contam com a presença de convidados em suas apresentações. No Instituto de Educação Maria Salomé não faltam poesia, música, rima, leitura e escrita.  É assim que ela se apresenta como uma escola completa para o seu filho.


Compartilhe: