O Iemas possui projetos exclusivos de incentivo à leitura e escrita

12/Jul

A aquisição da leitura e escrita promove grandes passos para maiores descobertas. A partir do momento que os códigos linguísticos começam a ser decodificados, é possível conhecer outros mundos e ampliar a imaginação. Em decorrência disso, o Instituto de Educação Maria Salomé realiza atividades de incentivo à leitura e escrita para que as crianças possam aprender de forma mais hábil e prazerosa.

Para que isso aconteça, existem dois projetos específicos desenvolvidos pela escola: “Cirandinha dos Livros” e “Ler e escrever com prazer”. Eles são projetos exclusivos da escola e possuem o objetivo de possibilitar, por meio da escrita, a expressão de sentimentos, experiências e ideias. Além do mais, visa despertar na criança o prazer de ler e escrever.

Na “Cirandinha dos Livros”, a criança é motivada a ler com os colegas e com a família, escolhendo os livros de acordo com sua faixa etária. Jakeline Fonseca, responsável pela biblioteca e pelo projeto, conta: “Eu me visto de Fada do Livro, visito cada salinha segurando a mala cheia de livros e faço todo aquele encantamento de forma lúdica para gerar motivação, assim como ampliar a imaginação e a criatividade. Por meio de uma pequena história sobre uma longa viagem que eu fiz, eu apresento os livros e eles escolhem quais querem levar.”

No projeto “Ler e Escrever com Prazer”, as crianças desenvolvem textos que são reunidos em uma coletânea, resultando em uma linda noite de autógrafos. Elas, então, se mostram como pequenos escritores e enchem a escola e a família de orgulho.

Márcia Ferraz, professora e responsável pelo projeto, explica: “Começamos o projeto “Ler e Escrever com Prazer” com as turmas do 4º ano e, durante todo o ano letivo do 5º ano, damos continuidade trabalhando os gêneros textuais. Trabalhamos esse assunto da forma mais completa possível e motivamos o aluno a escrever a sua própria história. Após criá-la, revisamos, realizamos as correções necessárias e, após concluída, arquivamos. No final do ano, fazemos uma noite de autógrafos para que eles autografem o livro com todas as suas produções.”

Sobre o término do projeto “Ler e Escrever com Prazer”, Márcia Ferraz acrescenta: “É um trabalho muito bonito porque a gente, enquanto professor de redação, percebe a evolução da criança ao longo do ano e o quanto ela se torna autônoma e escritora da sua própria criação. É, sem dúvidas, um dos trabalhos mais bonitos que eu faço na disciplina de redação. Tenho certeza que nossos alunos saem com uma base bem bacana.”

Para o Instituto de Educação Maria Salomé, as consequências dos projetos “Cirandinha dos Livros” e “Ler e Escrever com Prazer” são crianças mais ativas e autônomas em relação à leitura e escrita. 


Compartilhe: