Formar cidadãos conscientes faz parte dos projetos IEMAS

03/Set

Preparar crianças para se tornarem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos também é uma missão do Instituto de Educação Maria Salomé. Por meio dos projetos “Conquista, prazer em conhecer!”, “Corrente do bem” e “Semaninha do Trânsito”, eles aprendem a exercer seus direitos e deveres com responsabilidade.

O projeto “Conquista, prazer em conhecer!” é um projeto que visa promover o desenvolvimento do senso de cidadania e coletividade nas crianças. Durante meses, eles fazem aulas de campo pela cidade nos principais pontos turísticos, geográficos, políticos, sociais, comerciais e ambientais, estudando os aspectos de cada local. Com essa experiência, aprendem a conviver e colaborar com os colegas, dividindo, compartilhando, trabalhando em grupo e obedecendo regras.

Em relação a Corrente do bem, este é um projeto que visa desenvolver a sensibilidade e a empatia nas crianças ao estimular a solidariedade por meio de ações concretas de ajuda ao próximo. Por meio dele, a criança também tem contato com realidades diferentes e desenvolve o espírito de equipe em prol do coletivo.

Para completar, a Semaninha do Trânsito é um projeto cujo objetivo é contribuir com a formação crítica, possibilitar um olhar mais atento das crianças e, consequentemente, futuros motoristas. Dessa forma, eles aprendem a respeitar as regras de trânsito e corrigir atitudes inadequadas. Além do mais, este projeto visa despertar valores de tolerância e respeito, orientar as crianças através de sinaleiras, faixas de segurança e placas, bem como reconhecer os diferentes meios de transportes e suas finalidades.

Por meio desses projetos exclusivos, o IEMAS cumpre seu dever de formar cidadãos conscientes, compreensíveis e autônomos. Compreender a cidadania como participação social e política é considerado o primeiro passo para atuar nessa formação, assim como valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro e seus aspectos socioculturais.


Compartilhe: