Neurociência: como o método montessoriano potencializa o desenvolvimento cognitivo

12/Abr

Uma série de descobertas da Neurociência, que estuda o sistema nervoso e as suas funcionalidades, mostram a eficácia do método montessoriano para o desenvolvimento infantil. A pedagogia, que leva o nome da italiana pioneira Maria Montessori, tem sido estudada por neurocientistas e neuropsicólogos ao redor do mundo. Os primeiros resultados de pesquisas mostram que o método potencializa funções cerebrais que são responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo.

            Um dos pesquisadores do tema é o neuropsicólogo e pediatra Steve Hughes, que depois de anos de experiências, evidencia que a vivência prática adotada pela educação montessoriana ajuda as crianças a aprenderem mais rápido conforme interagem com o ambiente ao seu redor. O cenário do método, com móveis do tamanho das crianças e objetos ao seu alcance, também são responsáveis pela flexibilidade cognitiva.

            Pensando em explorar o método montessoriano e sua relação com a Neurociência, a Psicopedagoga e Supervisora da Escola Maria Salomé, Marli Ribeiro, elaborou um e-book com informações sobre como esse processo de aprendizagem ocorre e como compreender melhor a eficácia do método, voltado para os pais de alunos e outros interessados. O material está disponível no link.


Compartilhe: