Acesso seguro - Como proteger as crianças na internet

08/Ago

A internet é um meio facilitador para a comunicação e busca de informações, oferecendo excelentes benefícios, inclusive, para fins didáticos. Porém, a rede também oferece riscos, principalmente às crianças. Hoje em dia, o acesso às tecnologias tem se tornado cada vez mais precoce e atrativo, devido as ferramentas de entretenimento que oferecem.

Um estudo feito pela organização britânica Internet Matters com 1.500 famílias, descobriu que, hoje em dia, 48% das crianças de 6 anos fazem uso dessas tecnologias. E mais: 41% delas acessam a internet sem nenhuma supervisão dos pais.

Proibir o uso de aparelhos e da internet não são alternativas recomendadas, pois essas tecnologias fazem parte da infância dessa nova geração e, se usadas corretamente e sem exageros, ajudam no desenvolvimento e integração da criança. Porém, é necessário vigiar e controlar o acesso delas, de maneira instrutiva, alertando-as dos possíveis perigos. 

Também vale investir em programas e aplicativos de controle parental, que ajudam os pais a bloquear conteúdos impróprios para as crianças. Mas lembre-se: só isso não basta. Sua presença durante o acesso da criança à internet é fundamental para ensiná-la a fazer um bom uso da rede.

Aí vão algumas dicas:

  1. Mantenha o computador que as crianças usam em áreas comuns, como a sala de estar.
  2. Navegue junto com os pequenos nos primeiros anos de contato deles com a internet.
  3. Estabeleça horários para navegar e não deixe seus filhos conectados o dia todo.
  4. Oriente os pequenos a não publicar informações sobre os locais que frequentam.
  5. Não permita que a criança durma com tablet ou smartphone por perto.
  6. Converse sobre bullying virtual com seu filho e ensine sobre os perigos da internet.
  7. O Youtube Kids e o Kiddle são ferramentas de vídeo e pesquisa desenvolvidas especialmente para as crianças.

 


Compartilhe: