Respostas às perguntas mais frequentes

28/Mai

1. Quando retornaremos?

Não temos uma resposta precisa sobre a data de retorno, mas estamos seguindo os decretos municipais e estaduais que renovam as medidas de prevenção, sendo prevista a retomada das aulas presenciais em 06/07/2020. A partir desta determinação a escola reorganizou o calendário, com a perspectiva de:

  • Continuidade do projeto “Iemas na minha casa” até 19/06/2020;
  • Recesso de 20/06 a 05/07/2020 (com o propósito de reorganização do retorno e descanso dos profissionais);
  • Previsão, de acordo com os decretos, de retomada das aulas presenciais em 06/07/2020.

 

2. Vai ter reposição de aula e retomada de conteúdos?

Sim. Devemos assegurar as horas previstas em Lei e a execução do programa previsto para cada série. Isso depende do que será verificado no retorno. Todas as deficiências de conteúdo serão consideradas.

 

3. As aulas online serão computadas na carga horária?

Garantimos que, se as aulas presenciais voltarem até no máximo 06/07/2020, não será contabilizada a carga horária das aulas remotas. Caso não retorne nesta data, iremos computar (retirar a letra a) as aulas a partir de 01/06/2020. De acordo com a Medida Provisória nº 934, de 1º abril de 2020, a escola que adotou o regime especial de atividade curricular poderá contar toda a atividade dentro da carga anual, desde que seguidos os passos de planejamento, aplicação, monitoramento, alcance de aplicação nas aprendizagens e formas de avaliação pensadas para este momento.

 

4. E se voltar em julho?

Não será contabilizada a carga horária das aulas remotas se o retorno das aulas presenciais ocorrer no máximo até 06/07/2020. Ajustaremos o calendário e o programa para assegurar o fechamento do ano letivo, com responsabilidade e cuidado.

 

5. E quanto à aprendizagem após o retorno, haverá algum comprometimento?

Estamos cuidando do ritmo e da intensidade. Cada dia de uma vez, desenvolvendo a escuta atenta para não pecar por falta ou por excesso. Isso auxilia na progressão do conhecimento, que também depende do nível de envolvimento dos estudantes.

 

6. Sobre as avaliações, como acontecerão na escola remota?

Estamos seguindo as orientações dos órgãos regulamentadores da educação em nosso país, bem como considerando nossos saberes a respeito da progressão do conhecimento em cada faixa etária. Portanto, serão realizadas atividades pontuadas, de caráter formativo, como listas de exercícios, trabalhos de pesquisa, resolução de problemas etc. As notas obtidas serão consideradas ao final de todo o processo.

 

7. Haverá desconto de mensalidade?

De acordo à orientação dos órgãos competentes, a escola está concedendo para os alunos adimplentes um desconto entre 25% (Ensino Fundamental) e 30% (Educação Infantil) sobre o valor integral da mensalidade a partir de Maio/2020. Queremos ressaltar que a economia com a escola fechada gira em torno de 4%. Esta economia não cobre nossas despesas com plataforma e suporte online, que adquirimos neste momento para que nossos alunos sejam atendidos da melhor maneira possível, dentro do que foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Esse desconto é o possível para que atendamos todas as famílias e para que haja a sobrevivência da escola também.

 

8. O que a escola pensa em fazer quando retornar as aulas?

A escola pretende cuidar das exigências sanitárias, organizar uma acolhida para que seja feita uma readaptação dos alunos ao ambiente físico pós crise; realizar a avaliação diagnóstica, segundo orientação do CNE; oferecer a revisão e recuperação dos conteúdos apontados pela avaliação diagnóstica como comprometidos; refazer o calendário de modo a garantir o cumprimento das horas, considerando, para tanto, as atividades remotas; repor o déficit que for constatado no final do isolamento; e seguir com as atividades para finalizar o ano ainda em 2020. São projeções. Dependemos do tempo de duração da pandemia para confirmarmos a data final, mas acreditamos confiantes de que tudo vai passar e vamos reconstruir o caminho com a sua presença e a de toda a família IEMAS.


Compartilhe: