O Método Montessori pode ser levado para sua casa

12/Ago

O método Montessori é referência em educação porque parte da observação e compreensão da criança, trabalhando com base na sua evolução. O ritmo de aprendizado de cada criança é, portanto, respeitado.

Criado por Maria Montessori, os princípios deste método também podem ser aplicados em casa. Para tanto, é preciso proporcionar ambientes adequados que favoreçam a autonomia da criança e que ocasionem uma experiência enriquecedora, bem como oportunidades de aprendizagem.

Para inserir o método montessoriano em casa, acompanhe as seguintes dicas:

-       As crianças aprendem melhor em um ambiente arrumado. Devido a isso, é importante criar seções diferentes em prateleiras para armazenar livros e brinquedos separadamente;

-       Recipientes como cestas e caixas devem ser colocados em uma altura que as crianças alcancem com facilidade;

-       Após brincar, as crianças devem ser ensinadas a arrumar os brinquedos em seu devido lugar;

-       Os pais devem deixar à disposição os brinquedos adequados para a idade do seu filho. Dessa forma, a criança escolherá livremente qual deles quer brincar. É sempre importante manter a ordem e brincar com uma coisa de cada vez;

-       Sempre que possível, inclua seu filho em atividades de casa com móveis e ferramentas apropriadas para a idade dele;

-          Separe um espaço para cada atividade, seja pintar e desenhar ou apenas brincar. Um momento para que a criança possa cozinhar com a mamãe e o papai sem riscos também é interessante.

Um lar saudável e com bons estímulos auxiliam as crianças a assimilarem de modo mais adequado a informação. Além do mais, as melhores brincadeiras são aquelas relacionadas à vida prática, tais como construir, tocar, cheirar, sentir e pegar. Brincar com fantoches também ajuda na socialização e comunicação.

Ao levar o método montessori para casa, você permite que seu filho se desenvolva de forma ainda mais completa e equilibrada. Esse é o conselho do Instituto de Educação Maria Salomé para vocês, pais e mães, que acreditam na metodologia montessoriana.

 

REFERÊNCIAS:

Lar Montessori.

GrenMe.

Sou Mamãe.

 


Compartilhe: