A importância do pai na educação dos filhos

09/Ago

A figura paterna é essencial para o desenvolvimento emocional e educacional dos filhos por ser uma das responsáveis por auxiliá-los nas diversas situações e em diferentes fases da vida. O pai deve ser a primeira pessoa a introduzir uma relação com a criança além da mãe. Assim como a mãe representa cuidado, o pai significa proteção.

Cabe também, ao pai, o papel de compartilhar as tarefas cotidianas com a mãe e de conversar com os pediatras, professores e outros profissionais envolvidos no meio social da criança. Com isso, estabelece-se uma harmonia no seio familiar. Conversar com as crianças e prestar atenção em seus gestos e falas também representam uma comunicação mais saudável com elas e, consequentemente, uma melhor disposição da criança para o aprendizado.

Para a pedagoga e psicóloga Betty Monteiro, da Revista Pais e Filhos, “Uma criança que tem um pai presente e participativo cresce se sentindo mais segura”. Sendo assim, o envolvimento do pai na educação dos filhos é fundamental para que o seu crescimento e processo educativo.

Fotografia: Dia dos Pais NIDO a IIC IEMAS.


Compartilhe: