Educação Financeira e Empreendedores Mirins são projetos exclusivos Iemas

25/Jul

Para que as crianças cresçam orientadas a desenvolver uma relação saudável e consciente com o consumo, o Instituto de Educação Maria Salomé possui dois projetos exclusivos: Educação Financeira e Empreendedores Mirins para, respectivamente, alunos da Agrupada IIC ao 1º ano e alunos do 4º e 5º ano.

Educação Financeira é um projeto orientado pela Coordenadora da Educação Infantil Denize Fazolin. Com ações práticas, como a participação em eventos realizados pela própria escola, as crianças aprendem a poupar e investir de forma planejada e consciente. Assim, elas vão aprendendo as noções básicas de matemática e trabalhando a inteligência lógico matemática.

Denize Fazolin complementa: “Durante o ano, os alunos participam de alguns eventos, onde eles vendem alguns produtos e o lucro das vendas é dividido entre a turma. Nessa ação, os alunos aprendem a lidar com o dinheiro e seu valor monetário, assim como passar troco e fazer contas. Outra ação é o porquinho, onde as crianças depositam o valor de 5 reais durante 20 semanas e mais uma ação é a venda dos balaios juninos. O porquinho e as vendas dos balaios são arrecadações individuais. A criança que participa acrescenta este valor para o seu lucro total. Todos os lucros são somados e devolvidos para as crianças no final do 1º ano”. Essa ação tem como objetivo perceber a importância do poupar e trabalhar a cultura do consumo consciente.

Com as crianças do 4º e 5º ano, o projeto Empreendedores Mirins é coordenado pelas professoras de matemática Karine Araújo e Cristiane Galvão. Neste projeto, os alunos desenvolvem diversas atividades ao longo do ano, praticando noções de empreendedorismo, responsabilidade social e fiscal, economia e negócios, cálculos matemáticos e valores éticos e coletivos, tendo a aplicabilidade pela Empresa Mirim que os alunos abrem e fazem a gestão.

“Apesar de oficialmente ser um projeto da disciplina Matemática, também é desenvolvido de forma interdisciplinar, eventualmente. No início do ano letivo, os alunos do 4º Ano abrem uma empresa de eventos em que todos se tornam sócios e entram com um capital inicial. Por 2 anos, a empresa realiza diversas atividades como festivais gastronômicos, vendas de bilhetes para sorteios, entre outras. Durante o período do projeto, os alunos planejam, trabalham e calculam os lucros ou prejuízos dos eventos. No final do 5° Ano, os alunos fecham sua empresa e contabilizam o valor final. Deste, pagam um imposto e fazem sua parte social através de uma doação à uma instituição de caridade. O restante do montante é compartilhado entre eles”, salientou a professora Cristiane Galvão.

Introduzir a educação financeira na vida das crianças é um modo de contribuir para desenvolver habilidades de gestão que envolvem o uso consciente do dinheiro. Ensiná-las a lidar com o dinheiro por meio de noções básicas pode ser considerado o primeiro passo para que elas possam ser capazes de gerir seus próprios gastos de forma mais sensata e autônoma. Na Escola Cheia de Vida, as crianças aprendem na prática e se tornam cidadãos mais conscientes.


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