A importância do inglês na Educação Infantil

27/Fev

Em qualquer lugar que estamos, existem palavras escritas em inglês. Na internet, o idioma também se faz presente em quase todos os momentos. Apesar de não fazermos parte de uma nação considerada bilíngue, temos acesso ao inglês passivo e as crianças de hoje são “nativas digitais”.


“Essa nova geração, que tão precocemente têm acesso às tecnologias e linguagens, nos impulsiona a atender as demandas que vão surgindo, de maneira consciente e responsável, mantendo o foco na educação”, ressaltou a psicóloga Veruska Borba.


De acordo com um estudo realizado por cientistas do King’s College, em Londres, e da Brown University, em Rhode Island, crianças entre 2 e 4 anos de idade estão mais favoráveis para o aperfeiçoamento da linguagem. Nesta fase de desenvolvimento, os circuitos cerebrais associados com a linguagem são mais flexíveis. Portanto, adquirem mais chances de serem fluentes em mais de um idioma.


Para que as crianças se sintam motivadas a aprender Inglês, as aulas no Instituto de Educação Maria Salomé agregam atividades lúdicas e dinâmicas. Assim, elas aprendem a cantar, a reconhecer palavras através da compreensão oral e a elaborar diálogos em situações reais de comunicação.


Luana, professora de inglês na Educação Infantil, salienta: “As crianças possuem uma curiosidade nata e estão sempre empolgadas em aprender um vocabulário novo. Nas aulas, utilizo tanto recursos musicais quanto imagens e materiais concretos. Por ter esse caráter lúdico, elas ficam mais leves e divertidas”.


Para as crianças da Nido a Agrupada IIC, as aulas de inglês são opcionais. Para as que estão estudando do 1º ao 5º ano, a disciplina faz parte da grade curricular.


Compartilhe: